Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
21 de Agosto de 2018
CAEE - Centro de Atendimento Educacional Especializado é implantado em Santa Rosa
Na manhã do dia 20 de agosto foi realizada a inauguração do CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado que atende todos os alunos do sistema municipal da Educação Infantil.
[Clique na foto para ampliar]

Na manhã do dia 20 de agosto foi realizada a inauguração do CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado que atende todos os alunos do sistema municipal da Educação Infantil.


O objetivo do CAEE é atender todas as crianças, do sistema municipal, da Educação Infantil que apresentam algum tipo de deficiência (auditivo, físico, visual, intelectual) , transtornos ( autismo, aprendizagem) ou atraso no Desenvolvimento Global .


Desde 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Educacional, já vem desenvolvendo ações junto as EMEIS para atender este tipo de público. O CAEE vem no intuito de centralizar o atendimento, ser uma referência para as EMEIS junto às professoras, monitoras e estagiários que trabalham diretamente com estas crianças e que necessitam de formação e orientações.


O trabalho do CAEE inicia dentro da escola de Educação infantil, onde inicialmente a professora ou monitora titular percebe algo que foge de uma normalidade no desenvolvimento infantil. A professora então realiza conversas com a direção e coordenação e a partir deste momento, realizam um parecer descritivo da criança em questão e o mesmo é encaminhado para avaliação junto ao CAEE.


Inicialmente, as avaliações são realizadas pela Coordenadora da Educação Especial, professora Marilú Ester Rockenbach, que monitora e acompanha esta criança em todos os ambientes escolares e também no âmbito familiar.


Depois de realizadas estas avaliações, percebendo-se alguma alteração no desenvolvimento da criança, ou dúvidas quanto a este desenvolvimento, realiza-se o encaminhamento da mesma para a UBS de referencia da criança, para receber o atendimento clínico necessário.


Até o presente momento, 63 crianças foram avaliadas e encaminhadas para o atendimento juntos as UBS ou outros atendimentos clínicos específicos.


As crianças encaminhadas até o presente momento, apresentavam atraso significativo na fala , características e comportamento de espectro autista, deficiências e atraso global do desenvolvimento e todas foram encaminhadas para as UBS de referencia da crianças e a partir disto encaminhadas para os serviços especializados de fonologia, estimulação precoce , CER, neurologia.


Quando a criança recebe o parecer clinico, apresentando algum tipo de deficiência, transtorno ou atraso no desenvolvimento, inicia –se o atendimento semanal da criança dentro do espaço do CAEE. O trabalho a ser desenvolvido, visa O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO da criança que é realizado atualmente por duas professoras especiais, Karina Vexel Espindola e Magda Schulz.


Atualmente no CAEE são atendidos semanalmente 17 crianças dentre elas crianças com síndrome de DOWN, deficiência visual, intelectual e auditiva, autismo, e atraso no desenvolvimento infantil.


O trabalho a ser desenvolvido pelo CAEE desde o espaço da sala de aula até o atendimento no mesmo é acompanhado pelas psicólogas educacionais da SDE. Este trabalho é desenvolvido junto as crianças, pais , professores, monitores e estagiários remunerados.


Segundo Lires Zimmermann Führ, Secretaria de Desenvolvimento Educacional, o CAEE é mais um serviço oferecido a comunidade escolar do município com o intuito de qualificar a aprendizagem dos educandos do Sistema Municipal de Ensino de Santa Rosa.


O CAEE localiza-se na Rua Caxias, nº 235, apartamento 2, antigo Liminha.


 

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 2.603

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias