4 de Dezembro de 2017
I Mostra dos trabalhos dos alunos do Projeto CEU das Artes

Durante o ano de 2017, no CEU - Centro de Artes Unificado, em Cruzeiro, foi desenvolvido o “Projeto Ceu das Artes: um espaço de convivência para adolescentes”, destinado aos jovens carentes de 14 a 17 anos de idade. O projeto é uma parceria entre as secretarias da Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento da Cultura e do Esporte e FUMSSAR. O objetivo principal é proporcionar um espaço de convivência social e de formação para cidadania complementar à escola para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a partir das demandas e interesses dessa faixa etária. As seguintes oficinas foram disponibilizadas no turmo da tarde: Informática, Artes, Recreação, Teatro, Dança, Esporte, Rodas de conversa e Trocas Culturais.

O encerramento do projeto foi no dia 30 de novembro e a Mostra dos Alunos será realizada no dia 1º de dezembro no hall da prefeitura municipal, a partir das 13 horas e 30 minutos. Os trabalhos ficarão expostos por uma semana para a apreciação da comunidade. O objetivo da Mostra é valorizar os alunos que participaram, incentivando-os a permanecerem no projeto, bem como divulgar as atividades realizadas nesse período.

Em 2018, o projeto terá continuidade e serão ofertadas novas oficinas para os adolescentes. Além disso, uma novidade será a inclusão das crianças no projeto com oficinas próprias para a sua faixa etária. Com isso, esperamos prevenir a infrequência escolar e proporcionar atividades saudáveis para o seu desenvolvimento, evitando assim, problemas futuros. As inscrições serão realizadas durante todo o mês de dezembro no CRAS de Cruzeiro.

De acordo com a Secretária Lires Zimmermann, “Avaliamos o projeto positivamente, pois embora não tenham sido preenchidas todas as vagas disponíveis, o projeto foi exitoso. As crianças que se inscreverem permaneceram até o final, revelando a boa aceitação de nossa proposta.”