27 de Junho de 2017
Sala do empreendedor realiza mais de 3300 atendimentos no primeiro semestre de 2017

A Sala do empreendedor, que foi instituída no final de 2012, com a finalidade de ser o local de referência para os empreendedores do Município de Santa Rosa, para realização de formalização dos empreendimentos e encaminhamentos de licenças e alvarás, realizou mais de 3300 atendimentos no primeiro semestre de 2017.

Durante os seus 5 anos de implantação da Sala do Empreendedor, foram sendo agregados serviços que resultam hoje numa demanda grande no atendimento da Sala do Empreendedor. Num comparativo com o ano de 2016, contata-se que no ano foram realizados 3874 atendimentos, sendo que em 2017 somente no primeiro semestre quase atingiu a mesma demanda (3300). Estes números comprovam a efetividade da Sala do Empreendedor e consolidam o espaço como de referência para todos os tipos de empreendimentos que pretendem se instalar no município.

Conforme o coordenador da Sala do empreendedor, Euclides Spies, a demanda expressiva de atendimentos registrada neste primeiro semestre, é fruto do avanço da implantação da Redesimples, que a partir de 01 de janeiro de 2017, iniciou a realizar a análise de consultas de viabilidade de alteração de endereço e atividade de empresas já constituídas. Outro fator determinante foi o redimensionamento dos atendimentos dos Microempreendedores Individuais (MEIs), onde a Sala do Empreendedor iniciou a realizar todo atendimento de formalização, declarações de imposto de renda e emissão de guias de recolhimento dos impostos do MEI, serviços estes que anteriormente eram prestados pela unidade do SEBRAE.

A maioria dos atendimentos realizados são a MEs (Microempresas) e MEIs (Microempreendedores individuais), sendo que os principais serviços prestados são análise de consulta de viabilidade, análise de processos, orientações para abertura de empresas e declarações de imposto de renda do MEI.