9 de Junho de 2017
Projeto CEU de Talentos aposta na leitura e na criação literária

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esporte, está dando início ao projeto CEU de Talentos. Com o objetivo de promover o incremento da leitura e da criação literária, o projeto oferecerá oficinas literárias continuadas à jovens estudantes santa-rosenses.

O CEU de Talentos se propõe também a oferecer uma formação que amplie os horizontes dos alunos, proporcionando uma vivência artística e literária, estimulando a escrita e, por conseguinte, a leitura dos estudantes. No decorrer do projeto, os alunos serão estimulados a narrar suas próprias experiências e histórias, inclusive utilizando-se de ilustrações, proporcionando assim a reflexão, a percepção das emoções, o autoconhecimento e o desenvolvimento do gosto, contribuindo assim para a formação de um público consciente e crítico para todas as manifestações culturais.

A coordenação do projeto estará a cargo da escritora Débora Rodrigues Martin. Integrante da Associação Santa-rosense de Escritores (ASES) desde 2006, Débora publicou “Metade Sol, Metade Lua” e “Um Gato de Sorte”, além de ter participado de várias coletâneas de poesias e contos da ASES. A escritora também desenvolveu e coordenou o projeto Jovem Autor, que, através do desenvolvimento de oficinas literárias, resultou na edição de duas obras: “Era uma vez um conto, agora eu conto” e “Tipo Assim”. Débora Martin realizou ainda projetos de resgate da história comunitária dos bairros Planalto e Sulina.

O projeto CEU de Talentos faz parte das Oficinas Culturais Pedagógicas Municipais, que visam oferecer aos jovens santa-rosenses acesso às atividades de formação nas áreas de música, teatro, dança e literatura, bem como atender as demandas de convênios com instituições assistenciais de Santa Rosa.