Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
22 de Maio de 2017
Município institui o programa Família Acolhedora
O programa tem como objetivo proporcionar a menores vítimas de violação de direitos o acolhimento a guarda subsidiada provisória destinada ao amparo de crianças e/ou adolescentes que estejam submetidos, por determinação judicial, a medidas protetivas
[Clique na foto para ampliar]



O prefeito Alcides Vicini assinou sexta-feira, 19, a Lei Nº 5.369, que Institui e dispõe sobre o Programa Família Acolhedora no âmbito do Município de Santa Rosa.


O programa tem como objetivo proporcionar direitos ao acolhimento a guarda subsidiada provisória destinada ao amparo de crianças e/ou adolescentes que estejam submetidos, por determinação judicial, a medidas protetivas e dá outras providências. O ato de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito, no Palácio Municipal 14 de Julho.


O Programa Família Acolhedora terá coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, órgão integrante da estrutura administrativa do Poder Executivo do Município de Santa Rosa e será constituído na esfera do Serviço de Atendimento Especial de Assistência Social de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, sendo dele parte integrante.


A decisão da inserção em família acolhedora incumbe ao Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santa Rosa, e, se dará, a critério da autoridade judicial competente. O atendimento e cumprimento da decisão judicial dependerá da disponibilidade de acolhimento pelas famílias acolhedoras cadastradas.


De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ivete Corrêa, o objetivo é proporcionar a crianças e adolscentes  vítimas de violação de direitos o acolhimento temporário por famílias e proporcionar as crianças a adolescentes vitima de agressões, uma convivência mais familiar, ao invés do acolhimento em abrigos coletivos.


Além do prefeito Vicini, também participaram da solenidade o Juiz de Direito e do Juizado da Infância e Juventude de Santa Rosa, Eduardo Sávio Busanello, a secretária de Desenvolvimento Social, Ivete Corrêa, a secretária de Gestão e Fazenda, Leila Piekala e o diretor de Mobilidade Urbana, Carlos Lozekam.


Nos próximos dias a SDS vai realizar uma mobilização no sentido de sensibilizar famílias a aderirem ao programa Família Acolhedora.


 

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 2.036

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias