Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
28 de Março de 2017
Prefeitura abre licitação para construir gabiões no Rio Pessegueiro
Nesse ano ainda, ressalta o secretário Scherer, será lançado o edital de licitação para a contratação de empresa que realizará os estudos e projetos executivos do Plano de Drenagem Urbana.
[Clique na foto para ampliar]

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Marcos Paulo Scherer, com a conclusão do Plano de Drenagem Pluvial contratado pela prefeitura ainda em 2016 foi possível programar a realização das obras de reparo das placas de concreto que foram caindo com o passar dos anos ao longo do trecho canalizado do rio.


 


"Após a conclusão dos estudos feitos pelo Plano de Drenagem, os técnicos confirmaram a solução como a mais adequada naquele ponto do rio e, com isso, o prefeito Vicini determinou que a obra fosse executada com a máxima urgência possível. Com isso, pedimos autorização do Conselho do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada de Saneamento para investir mais de R$100 mil reais na obra, o que foi aprovado no mês passado", explicou Scherer.


 


Já tendo os projetos concluídos pela secretaria do Planejamento Urbano, foi lançada a licitação (Tomada de Preços 03/2017 disponível no site da prefeitura) e aguarda-se a definição da empresa vencedora do certame legal para, tão logo possível, iniciar as obras. Nesse primeiro momento será construído o equivalente a mais de 80 metros lineares de gabiões, o que atingirá os pontos mais críticos das margens do rio naquele entorno.


 


Nesse ano ainda, ressalta o secretário Scherer, será lançado o edital de licitação para a contratação de empresa que realizará os estudos e projetos executivos do Plano de Drenagem Urbana, o que permitirá conhecer as obras necessárias, custos e volumes das obras a serem realizadas para acabar em definitivo com as enchentes no perímetro urbano de Santa Rosa. As maiores obras envolverão a remoção de famílias em alguns locais de risco, a construção de lagoas artificiais de contenção das águas com barramento provisório, construção de gabiões e até desassoreamento de leitos em determinados pontos.


 


"É a primeira vez que Santa Rosa desenvolveu um estudo de tamanha complexidade e grau de detalhamento na busca por solução definitiva para o convívio harmonioso dos cidadãos com a natureza e os rios urbanos e, por isso, estamos levando a frente a nova fase para investirmos outros R$ 500 mil reais de recursos do Governo Federal, destinados para esses projetos de fundamental importância para a nossa cidade", explica o prefeito Vicini.


 

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 1.843

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias