28 de Março de 2017
Período de Podas Inicia em Abril
Período de podas nas vias públicas esse ano será antecipado para 10 de Abril.

Período de podas nas vias públicas esse ano será antecipado para 10 de Abril

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura e Mobilidade Urbana realizaram uma reunião de planejamento e organização das podas a serem realizadas esse ano no município com a empresa responsável pela execução dos serviços.

Ficou estabelecido um cronograma de podas que começará em 10 de abril deste ano até o final do mês de agosto. Esse ano os serviços serão iniciados pelo bairro Auxiliadora, no extremo inverso do ano passado, que começou em Cruzeiro.

A intenção das equipes envolvidas é realizar as podas dentro do cronograma elaborado, passando por todos os bairros e vilas do município, realizando o manejo e manutenção da arborização situada nas vias públicas e que são de responsabilidade do Poder Público.

Caso exista alguma situação peculiar, alguma árvore situada na via pública que necessite especial atenção ou que o cidadão tenha alguma recomendação específica, deve ser feito contato prévio com uma das secretarias responsáveis. Se for alguma questão mais técnica, que exija parecer ou recomendação profissional pode ser contatado diretamente com a SEMDES ou se o assunto for quanto a pedido de poda ou de não poda, pode ser contatado diretamente com a SEINFRA.

O município não realiza serviços em propriedades particulares, o que deverá ser providenciado pelos proprietários, sempre com autorização da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em se tratando de árvores nativas, sendo dispensada a licença apenas para árvores frutíferas exóticas no pátio das casas.

O Secretário de Desenvolvimento Sustentável Marcos Scherer faz um alerta a todos os proprietários de imóveis urbanos para que não realizem podas drásticas, aquelas que eliminam total ou quase totalmente a massa foliar da árvore, pois isso configura crime ambiental e aqueles contribuintes municipais que receberam uma orientação no ano passado, que reparem o erro cometido anteriormente para não sofrerem sanção de multa esse ano.

Dúvidas ou acesso ao cronograma de podas, pode ser acessado diretamente no site da prefeitura, ou por telefone através do 3511 5100.