1 de Dezembro de 2016
Mais uma ação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
A Coordenadoria de Políticas para a Mulher e o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher realizaram um seminário para os profissionais da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

A Coordenadoria de Políticas para a Mulher e o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher Dirce Grösz realizaram um seminário para os profissionais da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e abordou os temas: Medidas Protetivas, Guarda Compartilhada e Lei Maria da Penha. A atividade está inserida na programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Participaram o prefeito em exercício Osório Antunes dos Santos, juiz Eduardo Sávio Busanello, promotora Cristiane Mello de Bona, capitã da BM Vanessa Peripolli Gerlach, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) Giovana Fehlauer, vereador Paulo dos Santos, entre outros.

Origem da CAMPANHA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e finalizando no dia 10 de dezembro dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente a violação dos direitos humanos das mulheres.