1 de Dezembro de 2016
Meio Ambiente preocupado com os rios do município

Os técnicos da equipe de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável participaram de um treinamento sobre a ictiofauna dos rios do município, ou seja, o comportamento e a vida dos peixes que vivem em nossos rios. A qualificação foi com a bióloga dra. Francesca Werner Ferreira, de Ijuí, e teve o objetivo de tentar desvendar os motivos da mortandade de peixeis que ocorreu há alguns meses.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Marcos Scherer, com base nos laudos e na reunião com a bióloga, os técnicos chegaram a conclusão de que as mortes se deram pela falta de oxigenação nos rios e pelo lançamento de esgotos domésticos e efluentes de processos industriais.

“Estamos investigando se existem lançamentos irregulares de efluentes, o que pode ter sobrecarregado o rio e causado a morte dos peixes. Também iremos aumentar a fiscalização para que sejam despejados nos rios apenas os efluentes com autorização”, completa o secretário.