7 de Abril de 2016
Famílias serão contempladas com chuveiros econômicos

O prefeito Alcides Vicini recebeu na manhã desta quinta-feira, 7, o consultor de negócios da RGE, Rodinei Gerardon, para conhecer um novo projeto da empresa que contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. A RGE investiu R$ 890 mil para reduzir a conta de consumidores de Santa Rosa que estão enquadrados na tarifa social. Por meio do Programa de Eficiência Energética serão instalados, a partir de hoje, 1.295 chuveiros econômicos em residências da cidade. O chuveiro convencional é um dos principais responsáveis pelos gastos das famílias com energia. Em média, ele corresponde a 35% da fatura de energia elétrica mensalmente.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, com a instalação dos trocadores de calor Qbanho (os chuveiros econômicos), a empresa estima uma economia de até 50% no consumo de energia elétrica no horário de pico (entre 19h e 20h).

Os chuveiros são equipados com trocadores de energia térmica que promovem o reaproveitamento de energia térmica. O funcionamento é simples e eficaz. “No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor. Ao acionar o chuveiro eficiente, necessita-se de uma potência menor para atingir a temperatura ideal para o banho”, explica Deters.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Marcos Scherer, a diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, Rose Boufleur e a secretária de Administração e Governo, Lina Michaski. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável irá auxiliar na localização das famílias que irão receber o benefício e também estimular a consciência ecológica e energética das mesmas, com visitas dos educadores ambientais e conversas sobre o desperdício de energia elétrica e a preservação dos recursos naturais.