22 de Março de 2016
Projeto Acelerando o Saber iniciou essa semana
O mesmo é destinado aos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estão em defasagem série/idade há mais de dois anos. O objetivo é corrigir o fluxo escolar dentro de uma nova proposta metodológica.

A Secretaria Municipal de Educação e Juventude iniciou na última segunda-feira, 21, o projeto “Acelerando o Saber”, destinado aos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estão em defasagem série/idade há mais de dois anos. O objetivo é corrigir o fluxo escolar dentro de uma nova proposta metodológica, que permitirá ao aluno concluir o Ensino Fundamental em menos tempo. Os participantes foram recebidos no CASF - Centro Assistencial Sagrada Família pela equipe de professores e da Secretaria.

O projeto é amparado pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) e oferece aos estudantes condições de retomar, com sucesso, o percurso escolar estabelecido no sistema de ensino, aprendendo significativamente e estabelecendo pontos de chegada que efetivem a continuidade dos estudos.

As classes de aceleração são organizadas em três blocos pedagógicos: Aceleração I - 4º e 5º ano; Aceleração II - 6º e 7º ano; Aceleração III - 8º e 9º ano. Assim, são três turmas, cada uma composta por 25 alunos. Com o projeto, os estudantes poderão concluir duas séries em um ano letivo, sem comprometer a qualidade da aprendizagem. Dessa forma, procura-se garantir uma oportunidade diferente aos alunos que apresentam distorção entre idade e série, de concluir o Ensino Fundamental em menor tempo e de ter melhores perspectivas de vida.

Dentro do projeto são promovidas atividades diversificadas que favorecem a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando processos de construção do conhecimento e o desenvolvimento de sentimentos de segurança e autoestima, através de ações que lhes assegurem a conclusão de seus estudos e a realização de aproximações com o mundo do trabalho.

Conforme a secretária de Educação, Ivete Corrêa, além das Disciplinas do Núcleo Comum, o projeto oportunizará atividades diversificadas e oficinas pedagógicas oferecidas em parceria com a Secretaria Municipais de Desenvolvimento Social e Fundação Municipal de Saúde, visando proporcionar a participação efetiva do aluno no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo a autoestima e assegurando o prosseguimento de seus estudos e a realização de aproximação com o mundo do trabalho.

“Salientamos ainda que fomos motivados e desafiados a pensar nestes estudantes através da RAE (Rede de Apoio à Escola) que funciona há, pelo menos, dois anos em nosso município e que tem a participação efetiva do Ministério Público, através da Dra. Ana Paula Mantay, e de outros segmentos e instituições que pensam a Educação de nossa Santa Rosa.” declara Ivete.

O Governo Municipal tem realizado grandes investimentos na Educação de nosso município, desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental. E, mais uma vez, o empreendedorismo na área educacional marca o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude, através do Projeto ACELERANDO O SABER.