Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
17 de Março de 2016
Município está com três planos da área ambiental em andamento
Com a conclusão destes planos, o município terá ferramentas de grande importância social, fundamental para promover um meio ambiente mais saudável
[Clique na foto para ampliar]

A Prefeitura de Santa Rosa está trabalhando em três importantes planos na área ambiental: Drenagem, Arborização e Resíduos Sólidos. Com a conclusão destes planos, o município terá ferramentas de grande importância social, fundamental para promover um meio ambiente mais saudável, do qual todos fazemos parte.


Plano de Drenagem Urbana do Município                                                      O trabalho visa realizar de maneira sustentável a drenagem urbana de nossa cidade, que tem influência direta dos rios Pessegueiro, Pessegueirinho e da Sanga do Inácio. O plano irá indicar soluções adequadas e viáveis para os problemas de inundações na área urbana, o que com a ocorrência de precipitações elevadas tem causado sérios transtornos à população atingida. Com a conclusão deste Plano, tem-se a expectativa de buscar a redução de gastos públicos, redução de impactos da chuva ao meio ambiente e outros benefícios que serão apresentados no final do trabalho. No momento está sendo finalizada a etapa dois, que corresponde ao diagnóstico da situação atual e caracterização da área de influência direta (AID).


Plano de Arborização Urbana                                                                Santa Rosa, pensando em garantir o bem-estar da população e consciente de que a arborização urbana tem importância singular para minimizar os efeitos da poluição atmosférica e sonora, além de regular a temperatura do clima e contribuir com a paisagem e embelezamento da cidade, está na fase final do Plano Municipal de Arborização Urbana. Este Plano será de extrema importância para a cidade, pois terá orientações técnicas quanto às espécies a serem utilizadas nos passeios públicos, pátios, parques e nos diferentes tipos de ambientes urbanos. Da mesma forma, apresentará as medidas e dimensões padrão para evitar conflitos com a iluminação pública, a rede de drenagem pluvial e de esgoto, a largura da calçada, o afastamento de edificações e muitas outras informações pertinentes à arborização que poderão evitar os inúmeros transtornos que muitas vezes acontecem por falta de conhecimento ou informação adequada. Está previsto para este semestre a conclusão do mesmo e aprovação pela comunidade.


Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos                                    Atendendo as diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sabendo-se da importância da limpeza urbana e do manejo dos resíduos, segue para as fases finais a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Santa Rosa. O Plano teve, no mês de fevereiro, a conclusão do Diagnóstico da situação atual e da projeção socioeconômica. Com estes dados, o plano segue para a fase três, a escolha de possíveis áreas para manejo de resíduos e com esta seleção de áreas, a proposição de melhorias e regramentos para a coleta seletiva, o transporte e a destinação final dos resíduos gerados no município.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 4.273

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias