20 de Janeiro de 2016
Rede Municipal de Educação com novidades para o ano letivo 2016
As aulas nas Escolas Municipais irão iniciar no dia 18 de fevereiro, já nas EMEIS o atendimento começa no dia 10 de fevereiro

As aulas nas Escolas Municipais irão iniciar no dia 18 de fevereiro, a abertura oficial do ano letivo será na EMEF Raul Oliveira, às 7h30, já no turno da tarde, às 13h30, na EMEF Pedro Speroni. Nos dias 15, 16 e 18 acontece no Centro Cívico uma formação para os professores da Rede Municipal. Nas EMEIS o atendimento as crianças inicia no dia 10 de fevereiro, a formação para os professores será realizada nos dia 03, 04 e 05 do mesmo mês.

Atualmente 3.651 alunos estão matriculados no Ensino Fundamental e 2.560 na Educação Infantil, de 0 a 5 anos, mas a intenção é chegar a 3 mil alunos até o início de fevereiro. “Houve um aumento significativo no número de vagas na Educação Infantil desde que o atual governo assumiu a gestão. Uma das mais recentes conquistas foi um convênio efetuado com o Estado, que permitirá a ocupação de  salas de aula ociosas nas instalações estaduais para a oferta de turmas de Educação Infantil pelo município, além de oferecermos novas turmas também nas Escolas de Ensino Fundamental”, ressalta a secretária de Educação, Ivete Corrêa.

Na EMEF Raul Oliveira a novidade é a instalação de uma turma de Educação Infantil em turno integral. Além disso, todas as turmas de Educação Infantil que são oferecidas nas Escolas de Ensino Fundamental serão em turno integral, até então eram em turno parcial.

Outra novidade da Secretaria Municipal de Educação e Juventude é o projeto “Classes de Aceleração de Aprendizagem”, para os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estão em defasagem série/idade há mais de dois anos. O objetivo é corrigir o fluxo escolar dentro de uma nova proposta metodológica, que permitirá ao aluno concluir o Ensino Fundamental em menos tempo. “Num mesmo ano letivo o estudante faria o 4º e o 5º ano, no outro o 6º e o 7º e assim, de igual forma, o 8º e o 9º ano. O projeto  busca elevar a auto estima desses alunos que hoje encontram-se em idade incompatível com a turma que frequentam, desmotivados e sem interesse pelo estudo. Buscamos encontrar alternativas para que estes alunos não evadam da escola e tenham vontade de aprender dentro dessa nova proposta”, explica a professora Maria da Graça Zimmermann.

O EJA será mantido na EMEF Expedicionário Weber no turno da noite, para aqueles jovens e adultos que precisam trabalhar durante o dia.