13 de Janeiro de 2016
Programa de Aquisição de Alimentos com inscrições até 22 de janeiro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que as inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA (Projeto 2016) podem ser feitas até o dia 22 de janeiro. Beneficiários do Bolsa Família ou usuários da Assistência Social inscritos no Cadastro Único estão sendo chamados para a inclusão no projeto de 2016, para tanto é necessário estar com o cadastro atualizado no setor do Bolsa Família, nos CRAS Aldi Pedro Brandão e CRAS Unidade Cruzeiro.

“Estamos trabalhando para que os indivíduos que são atendidos pela rede socioassistencial ou que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional possam receber esse alimentos mensalmente, pois acreditamos que uma alimentação saudável permite que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, fazendo, ainda, uma economia significativa no orçamento doméstico”, ressalta a assessora de Desenvolvimento Social e coordenadora do PAA no município, Joceli Specht.

O PAA foi desenvolvido durante o ano de 2015 através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com aprovação pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA. Foram cerca de 114 toneladas de alimentos distribuídos durante o período, sendo atendidas, mensalmente, 760 famílias cadastradas pelos CRAS. Os alimentos são de origem da agricultura familiar, fornecidos pela Cooperativa de Agricultores de Porto Vera Cruz – COOPOVEC.

Entidades também foram beneficiadas, já que receberam os alimentos que não foram retirados pelas famílias, sendo: Asilo, APAE, Patronato, CASF, APADA, APADEV, Casa Lar, Apromes, entre outras.

O Programa tem como objetivos fortalecer a agricultura familiar, circuitos locais e regionais e também as redes de comercialização, valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentivar hábitos alimentares saudáveis e estimular a organização dos agricultores familiares em cooperativas e associações.

Coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com recursos deste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o projeto foi executado pelo município e pela CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, responsável pelo compra dos alimentos.

Após as inscrições o mesmo será encaminhado ao COMSEA e a CONAB para aprovação, onde somente após esse processo iniciará a distribuição. Os usuários serão avisados através dos meios de comunicação.