11 de Janeiro de 2016
Prefeitura, sindicados, entidades e empresários debatem o desemprego

O prefeito Alcides Vicini e o vice prefeito Luís Antônio Benvegnú reuniram na última sexta-feira, 8, representantes de diversas entidades, sindicatos, instituições de ensino, comissão do emprego e empresários para discutir a situação das pessoas que ficaram desempregadas em 2015, devido a atual crise econômica, assim como o que fazer para manter os empregos existentes.

De acordo com dados oficiais, cerca de 5 mil pessoas perderam o emprego em Santa Rosa no ano de 2015, sendo o setor metalmecânico o mais atingido. Esse número pode ser ainda maior, pois contabiliza apenas as pessoas com direito ao seguro desemprego, deixando de fora os que não atingiram um ano de carteira assinada.

Conforme o prefeito, serão realizadas algumas ações imediatas como a identificação das famílias em situação crítica para o fornecimento de cestas básicas. “Vamos fazer um mutirão de esforços envolvendo órgãos públicos e privados para socorrer essas famílias”, salienta. Vicini também se comprometeu em tentar viabilizar junto a Corsan e RGE para que as empresas evitem o corte de água e energia das famílias identificadas, que por ventura não consigam honrar com o pagamento das contas.

As instituições de ensino irão se reunir com a Administração Municipal para discutir uma forma de promover cursos gratuitos de qualificação e reciclagem para esses trabalhadores que perderam seus empregos.