3 de Dezembro de 2015
Sábado tem Fórum sobre o Fundo Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Rosa, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, convida toda a comunidade, principalmente artistas, produtores e agentes culturais, para participar do Fórum sobre o Fundo Municipal de Cultura, que se realizará no sábado, 5 de dezembro, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa.

O fórum objetiva debater a importância do Fundo Municipal de Cultura, além de discutir e aperfeiçoar o atual modelo de seleção de projetos culturais a serem financiados com recursos do mesmo. Para qualificação do debate, o evento contará com a presença de José Carlos Martins, Assessor Técnico da Área de Cultura da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).

Programação:

9h – Abertura

9h10 – Apresentação do Balanço do Fundo Municipal de Cultura – Sec. Anderson Farias

9h30 – A Cultura como Ferramenta de Desenvolvimento Social e Econômico. Cases de Fundos Municipais de Cultura – Assessor Técnico da Cultura da Famurs, José Carlos Martins.

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Grupos de Trabalho para debater o FMC a partir da proposta dos seguintes Eixos:

1 – Fortalecimento Institucional do FMC: Ações que devam ser implementadas para fortalecer o FMC perante a comunidade, órgãos e instituições. Analise do atual sistema de divulgação dos projetos. Prestação de Contas. Outros.

2 – Projetos Culturais: Analise do atual sistema de apresentação dos Projetos Culturais. Sugestões de alterações, modificações, inclusões ou exclusões de procedimentos. Formas de Remuneração dos Proponentes e participantes. Temas Geradores. Manutenção dos segmentos culturais específicos (literatura, música, circulação, livre). Outros.

3 – Capacitações: Destinação de parte dos recursos do FMC para ações de capacitação, como oficinas de curta duração, workshops, treinamentos, seminários, etc. Ações para qualificar os proponentes para atender as demandas legais para a participação no FMC. Qualificação para, elaboração de projetos, execução e prestação de contas. Outros.

4 – Recursos: Ações para a inclusão de outras fontes de recursos para o FMC. Implementação de mecanismos que propiciem a destinação de recursos para o FMC. Parcerias, campanhas, ações com esta finalidade. Outros.

15h30 – Apresentação dos resultados dos GT, aprovação das propostas e elaboração do Documento oficial com todas as demandas que nortearão a elaboração do Edital do FMC 2016.

17h – Encerramento.