11 de Novembro de 2015
Grupo de Santa Rosa participa de Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

No fim de semana que passou, durante os dias 7 e 8, aconteceu em Porto Alegre a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres Márcia Santana – RS. Na oportunidade, Santa Rosa elegeu três delegadas para participar da Conferência Nacional, que acontece em Brasília. Representando o governo municipal, Solange Griza, coordenadora de Políticas para a Mulher e as conselheiras do COMDIM, Soeli dos Santos, do Sindicato dos Comerciários e Serlita Moraes, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, representando a Sociedade Civil.

Cerca de 1,2 mil mulheres participaram dos dois dias de debates realizados no Centro de Treinamento do Banrisul, onde a bandeira foi o pedido de igualdade e direitos para as mulheres. A discussão girou em torno de quatro eixos que debateram o papel dos conselhos de direitos e dos movimentos feministas, as estruturas de gestão de políticas para as mulheres, a participação das mulheres na política e a proposta de criação de um Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres, aos moldes do SUS, garantindo o financiamento das políticas e tornando-as políticas de Estado e não de governo.

No total, 120 delegadas foram eleitas para a Conferência Nacional, representantes da sociedade civil, movimentos sociais e representantes governamentais, de órgãos municipais ou estaduais foram eleitas e tiveram seus nomes homologados pela plenária final.