22 de Setembro de 2015
Avançam ações sobre o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, dá sequência nas atividades para a construção do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Uma análise gravimétrica dos resíduos sólidos produzidos no espaço urbano do município foi realizada, onde foram separados resíduos como plástico, papel, metal, tetra pak, tecidos, vidros, orgânicos/úmido – rejeitos, eletroeletrônicos.

Posteriormente, os materiais separados foram acondicionados em bombonas plásticas de 50 litros e pesados, gerando os dados que servirão para compor a caracterização dos resíduos produzidos no município.

“Para analisar a composição gravimétrica dos resíduos gerados pela população estudada foram utilizados lona plástica preta de 100 m² para impermeabilizar o terreno e não contaminar a amostra, dois bags, bombona plástica, balança para medir o peso dos resíduos e equipamentos de proteção individual”, explica a chefe de Seção Ambiental, Mariane Kryszezun.

O Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Fernando Borella, contou que para a execução dos experimentos foram analisados resíduos gerados nos bairros Alto da Glória (lixo orgânico, pela manhã) e Sulina (lixo seco, pela tarde). “O Governo Municipal está buscando soluções possíveis a curto, médio e longo prazo para o lixo seco e orgânico gerado no município, sempre visando a sustentabilidade e a qualidade de vida das pessoas”, acrescenta.