11 de Setembro de 2015
31º Hortigranjeiros apresenta atrações em Café com a Imprensa

Representantes da imprensa regional foram recepcionados com um café colonial nesta quinta-feira (10/09), oferecido pela Comissão Central do 31º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Em um ambiente que retrata o principal foco do evento – a agricultura familiar – foram apresentadas as principais atrações do evento que ocorre de 8 a 12 de outubro, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, com entrada gratuita.

Mais de 100 voluntários estão empenhados em organizar as principais atrações. Mais de 500 expositores se preparam para oferecer atrativos a um público aproximado de 100 mil pessoas. Um dos diferenciais do evento é a valorização da agricultura familiar e a entrada gratuita ao público visitante. Segundo a presidente do evento, Neida Frohlich, “o evento representa a comunidade, de modo especial, as famílias dos agricultores e mostra a força do trabalho feito a várias mãos”.

O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, que participou do evento desde seus primórdios, destacou que em 1983, já na primeira edição, sentia que o evento se tornaria tradicional, “demonstrando a competência do trabalho voluntário em Santa Rosa e região".

O tradicional Pavilhão 12, de Hortigranjeiros e Agroindústrias, é um dos mais procurados do evento. São 66 espaços, dos quais 39 estão destinados a agroindústrias dos mais diversos ramos da alimentação e outros 27 para a comercialização de hortigranjeiros.

O Hortishow é outra atração. O espaço busca apresentar a agricultores e técnicos, tecnologias e processos focados na produção de hortigranjeiros. Nesta edição participam empresas e instituições que trabalham com sementes, mudas, fertilizantes, insumos para controle ecológico de pragas e doenças, irrigação, fertiirrigação, hidroponia, cultivos protegidos, embalagens, máquinas e equipamentos.

Uma comissão especial irá possibilitar ao público conhecer as plantas bioativas mais usadas e liberadas pela ANVISA para o consumo humano. A proposta é facilitar a identificação com apresentação do nome cientifico e popular, modo de uso e reações adversas, bem como as diferentes formas de utilização, seja  em chás, pomadas, tinturas ou destilados.

Outra novidade deste ano é a Cozinha Experimental do Hortigranjeiros. A cada dia o público poderá conferir uma oficina culinária, oferecida gratuitamente, aproveitando alimentos da agricultura familiar local, entre elas,  pratos derivados de leite, na sexta, verduras e hortaliças, frutas e flores comestíveis, além de oficinas voltadas para as crianças, sob a coordenação de três “mini-cheffs” de cozinha. A programação pode ser conferida no site e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinas@hortigranjeiros.com.br até o dia 15 de setembro.
      A Mostra da Terneira contemplará dois dias de campo, cujas excursões estão sendo organizadas pela Emater, e o concurso Herdeiros do Leite, que receberá participantes de diferentes pontos da região.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, reconheceu a importância do apoio da comunidade que historicamente apoiou o evento, tanto na organização como na participação, e lembrou que a Emater está sempre à disposição do Hortigranjeiros e de seu público.

Também haverá espaço de exposição de animais de pequeno porte como cães, gatos, peixes, coelhos, hamsters, pássaros e produtos acessórios para estes animais.  A Comissão de Educação apresentará uma mostra dos trabalhos desenvolvidos nas escolas do município de Santa Rosa.

Exposição da indústria e comércio pode ser conferida nos pavilhões 1 e 3, bem como na área externa. Nesta edição, uma das novidades é o aproveitamento do espaço antes destinado ao restaurante central para a exposição de  confecções, calçados, vestuário, artesanato e colchões. Artesanato também pode ser conferido, com a valorização de artesãos de Santa Rosa e região.

A 31ª edição do Hortigranjeiros vai contar com uma equipe de recepcionistas para auxiliar os visitantes e organizadores durante os passeios e as atividades dentro do Parque de Exposições.

O evento deve ficar ainda mais belo e agradável com o apoio da Comissão de Ornamentação. Nesta edição serão utilizadas plantas de hortaliças cultivadas em vasos pela família Bortoli, visando a valorização do produtor rural e demais pessoas que tem seu sustendo ligado à agricultura familiar. Flores cultivadas por produtores locais também deixarão o ambiente ainda mais colorido e vibrante.

Os visitantes poderão saborear ainda as delícias preparadas pela Associação das Etnias Organizadas de Santa Rosa, com destaque para a variedade e resgate cultural servidos diariamente às mesas pelas etnias italiana, afro, polonesa e alemã.

O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (APRHOROSA). São patrocinadores, Corsan, Banrisul, Coopermil, Cotrirosa e Coopermil. Confirmaram apoio ao evento Sicredi, Lojas MB, Centro Rural e Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA).

Outras informações das mais de 20 comissões organizadoras do evento podem ser acessadas pelo site www.hortigranjeiros.com.br ou pela página oficial do 31º Hortigranjeiros no Facebook.