10 de Setembro de 2015
Prefeitura terá REDESIM

O prefeito Alcides Vicini, na companhia do gerente de Políticas Públicas da Região Noroeste do SEBRAE, Claudiomiro Reis, realizou a abertura da capacitação para a implantação da REDESIM através da Sala do Empreendedor, que funciona junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável. O encontro, que reuniu os servidores da Pasta, foi ministrado pelo consultor Lourenço Mayer.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) tem o objetivo de conceber e implantar um sistema integrado que permitirá a abertura, alteração e fechamento de empresas por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia ao mínimo necessário.

“Esperamos que os processos sejam simplificados, racionalizados e integrados através de um sistema único de entrada de dados, o empreendedor poderá solicitar a abertura, alteração ou extinção de sua empresa sem precisar percorrer todos os órgãos interessados e apresentar muitas vezes a mesma documentação repetidas vezes em vários setores”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Fernando Borella.

O SEBRAE/RS é um dos atores desta importante demanda, que busca facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais (MEIs), além das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) cujas atividades não sejam de alto risco.

A REDESIM propõe-se a:

Sensibilizar os poderes do Estado da sua importância e de sua implantação e capacitar e orientar os gestores públicos e suas respectivas equipes de trabalho sobre os procedimentos necessários à implantação da REDESIM.

Segundo Reis, o projeto deve trabalhar a transversalidade de ações dos agentes envolvidos, com foco na modernização da gestão pública a fim de simplificar, desburocratizar e integrar os procedimentos nos órgãos de administração responsáveis pela abertura, alteração e baixa de pessoas jurídicas.