19 de Agosto de 2015
Município adota medidas de contenção de gastos

Após reunião com secretários, vereadores e presidentes de entidades patronais o Governo de Santa Rosa está tomando medidas de contenção de despesas na administração municipal, por conta da crise financeira nacional que chegou às prefeituras e que nos últimos meses têm amargado a queda assustadora do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, comprometendo os compromissos financeiros assumidos pela prefeituras.

Na manhã desta terça-feira, 18, o prefeito Alcides Vicini determinou a todos os seus secretários e assessores que adotem medidas urgentes de contensão de despesas extras e suspendam todos os eventos que signifiquem gastos, além de outras providências que serão tomadas, inclusive com a retomada do turno único de atendimento.

Mesmo constrangido com as medidas, o prefeito Vicini disse que tem de adequar a gestão para não comprometer a saúde financeira do municipio. “Sei que as medidas que deveremos tomar não serão simpáticas para a comunidade, mas nesse momento precisamos ser cautelosos”, salienta.

Vicini destacou que os recursos que vem da União estão escassos e o governo do Estado acumula um déficit com município na ordem de R$ 6 milhões só para a saúde. O prefeito relata também que desde abril deste ano o governo do estado não repassa recursos para o transporte escolar de alunos da rede estadual e nenhum centavo foi repassado para merenda escolar, representando um déficit de cerca de R$ 300 mil.

Desenvolvendo uma estratégia administrativa com foco direto no corte de gastos, a Prefeitura busca da melhor maneira possível superar esse momento de dificuldade com ações necessárias para o bom funcionamento da cidade como educação, saúde e desenvolvimento social.

Entre as medidas de contenção nas despesas adotadas desde o início do ano, estão a redução de diárias e horas extras, suspensão de serviço de máquinas para particulares, suspensão do pagamento por substituição no cargo de secretários e diretores (no caso de férias), corte de 10% no salário dos CCs, prefeito e vice-prefeito e corte no pagamento de licenças prêmio.

Outras medidas que serão adotadas:

- Cancelamento do Festival de Cinema

- Cancelamento do desfile de 7 de Setembro (A programação alusiva a Pátria será realizada nas Escolas e Praça da Bandeira)

- Cancelamento do desfile de 20 de Setembro (Além da contenção de gastos também temos o mormo, doença que acomete eqüinos)

- Turno Único de trabalho a partir do dia 1º de setembro: No Palácio Municipal das 8h30 às 14h30. Na Secretaria de Agropecuária e Infraestrutura das 07h30 às 13h30. Os serviços considerados essenciais como Saúde e Educação atenderão em horário normal.