26 de Maio de 2015
Prefeito Vicini está em Brasília
Cerca de 5 mil gestores municipais de todo Brasil devem participar da 18ª Marcha de Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

O prefeito Alcides Vicini está em Brasília para a 18ª Marcha de Prefeitos, que acontece de 26 a 28 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Cerca de 5 mil gestores municipais de todo Brasil devem participar do evento, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e que pretende debater a elaboração de um novo Pacto Federativo.

Na última edição, em 2014, a União aceitou ampliar em 1% o percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no rateio dos recursos do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que representou uma receita extra de R$ 431 milhões aos municípios gaúchos até 2016.

Para a 18ª Marcha a ideia é apresentar para o Congresso Nacional um conjunto de projetos de lei que representem uma nova proposta de Pacto Federativo. Entre as sugestões estão o projeto de lei que garante a cobrança de ISS sobre serviços bancários, leasing, cartões de crédito e débito e outras operações. Outras propostas também serão sugeridas como a mudança do critério de reajuste do Piso do Magistério, a proibição dos municípios assumirem despesas que não são de sua competência, a obrigação de atualizar as plantas de IPTU, a restrição de leis que não identificam a fonte de recursos e a correção dos programas federais pela inflação.

A presidente Dilma Rousseff está convidada. No dia 26 o debate será sobre a reforma política. Já na quarta-feira, 27, será a vez de discutir a proposta de novo Pacto Federativo com o Congresso Nacional. Está confirmada a presença dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara Federal, Eduardo Cunha. A tarde será formada uma mesa federativa com a presença de governadores de Estado, do ministro Eliseu Padilha e de presidente de entidades estaduais de municípios.

Pautas da Famurs

Distribuição dos royalties do petróleo

Reforma política

Ampliação dos repasses para as UPAs