15 de Abril de 2015
Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi pauta de discussão

O dia 02 de abril é reconhecido mundialmente como Dia da Conscientização sobre o Autismo, data em que ocorrem diferentes mobilizações por essa causa em todo mundo. Na semana que passou a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma formação para professores da Rede Municipal que atendem os alunos com autismo, no turno da tarde, e à noite realizou uma palestra no Centro Cívico para toda a comunidade escolar.

Na sexta-feira, 10, a educadora especial Cristiane Kubaski, palestrante do evento, visitou as escolas Santa Rita e Nossa Senhora de Fátima para conhecer o trabalho efetuado e conversar com os professores. Esta formação proporcionou reflexões e trocas de experiências fundamentais para o aprimoramento do trabalho que já vem sendo feito na Rede Municipal.

Segundo as psicólogas Fernanda Pezzi e Franciele Bach, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado no DSM-5 como um transtorno do neurodesenvolvimento e manifesta-se na criança desde os seus primeiros meses de vida. As características principais estão relacionadas a prejuízos significativos e persistentes na comunicação e interação social, na linguagem verbal e não-verbal e no comportamento, com padrões restritos e repetitivos (estereotipias).

A Rede Municipal já recebe matrículas de alunos com TEA desde o ano de 2010, e no intuito de qualificar o trabalho, busca-se propiciar formação continuada aos professores de acordo com as demandas da atualidade. “O objetivo do 3° Encontro Municipal sobre o Autismo foi fomentar a discussão e proporcionar aos professores e a toda comunidade escolar conhecimentos que contribuam na alfabetização e na inclusão dos alunos com esse diagnóstico”, afirma a secretária de Educação, Ivete Corrêa.