9 de Abril de 2015
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social atende indígenas
Todas as famílias foram cadastradas pelo CRAS Unidade Aldi Pedro Brandão

Todas as 25 famílias Kaingangs advindas da Reserva Indígena Inhacorá, de São Valério do Sul, que se instalaram temporariamente (período de Páscoa) às margens da BR 472 e RS 344, em Santa Rosa, foram cadastradas pelo CRAS Unidade Aldi Pedro Brandão. As famílias foram atendidas através da Assessoria de Desenvolvimento Social, que disponibilizou lonas plásticas para as barracas, cestas básicas, roupas, calçados e roupas de cama.

No dia 28, outras famílias, vindas da Reserva do Guarita, se instalaram no Parcão e então foram encaminhadas pela Assistência Social e levadas para a área adequada de acampamento, onde receberam os mesmos auxílios eventuais, ficando somente a comercialização na área central.

“A cultura indígena é muito rica e o artesanato desenvolvido já é bastante conhecido, sendo que os produtos confeccionados por eles agradam muitas pessoas. Com mercado favorável, tanto no período de Páscoa como no Natal, um grupo cada vez maior se desloca para Santa Rosa, afim de comercializar esses itens. O Governo Municipal demonstra respeito ao povo indígena, a etnia Kaingang e seus costumes, procurando atender a demanda da forma mais digna possível”, ressalta a assessora de Desenvolvimento Social, Joceli Specht.

Na segunda-feira, 6, a Secretaria disponibilizou transporte para o retorno do grupo, sendo necessárias três viagens de caminhão para os pertences e um ônibus para o transporte das famílias. Permanece na cidade um grupo de 18 pessoas, que aguarda deslocamento para a Reserva do Guarita.