9 de Fevereiro de 2015
Região se mobiliza e vai a Brasília em busca de soluções para a crise do leite

Acompanhado do presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Buttenbender, o prefeito Alcides Vicini viaja a Brasília nesta segunda-feira, 09.  Em busca de resultados para a crise leiteira, a mobilização de autoridades da região iniciada no dia 23 de janeiro pelo enfrentamento a crise e a qualidade do leite no Rio Grande do Sul tem avanços importantes nos últimos dias.

Por intermédio da Famurs, uma audiência com a CONAB e a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, esta agendada para terça feira, 10 de fevereiro em Brasília. Dentre as demandas está a compra de leite pela Conab, para desafogar o acúmulo de leite, além de discutir uma política estruturante e de regulamentação da cadeia na Agricultura Familiar.

A região do noroeste gaúcho é responsável pela produção de 60% do leite gaúcho e é uma das principais atividades de milhares de agricultores, além de movimentar a economia dos pequenos municípios gerando empregos. Estão integrados na comitiva:

- Presidente da Famurs: Seger Luiz Menegaz;

- Delegado do MDA no RS: Marcos Regelin;

- Secretário Estadual da Agricultura e Pecuária: Ernani Polo;

- Secretario Estadual do desenvolvimento Rural e Cooperativismo:  Tarcisio Minetto;

- Presidente do Instituto Gaúcho do Leite - IGL: Gilberto Piccinini;

- Presidente da Associação Gaúcha de Laticínios e Laticinistas: Ernesto Krug;

- Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul – UNICAFES/RS: Ivor Vicentini, COOPAC Constantina;

- Cooperativa dos Suinocultores de Encantado - COSUEL: Rudimar Piccinini;

- Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios Ltda - COSULATI : Raul Costa do Amaral;

- Diretor Executivo do Instituto Gaúcho do Leite - IGL: Oreno Ardêmio Heineck e Deputados Federais da bancada gaúcha.