11 de Dezembro de 2014
Lançado Documentário do Bairro Sulina
“Sulina, olhares que fazem histórias” resgata a história do bairro Sulina.

Na última sexta-feira, 5, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima lançou o documentário “Sulina, olhares que fazem histórias”, o qual resgata a história do bairro Sulina.

Através do projeto do Governo Federal “Mais cultura nas escolas”, as professoras Marli Quadros e Marli Parahyba criaram o documentário com o apoio da promotora Cultural Débora Martin. O projeto foi desenvolvido com os alunos dos 8º e 9º anos.

Aos olhos atentos da comunidade do bairro, os estudantes Ruan Almeida, Larissa Nieswald, Juliana de Souza, Tainara Cezar, Gabriel Streda, Gabriel Jabs, Bianca de Souza, Alexandra Ferreira, Maiara Elsczik, Morgana Zabel e Paulo Jabowski, apresentaram o resultado de suas pesquisas.

Desde agosto deste ano, os alunos participantes foram capacitados para desenvolver o projeto, com oficinas de jornalismo, fotografia, história, geografia, editoria e literatura. A equipe de orientação contou também com o envolvimento das professoras Rosani Bast e Márcia Rockenbach, e do fotógrafo Felipe Pacheco.

As pesquisas em torno do bairro visavam resgatar o início da comunidade, as instituições que formam o local, fatos curiosos e personalidades que fizeram história. Na plateia emocionada, além dos pais e da comunidade, estavam alguns dos moradores que deram seus depoimentos para o documentário: Rafael Rufino, Ubirajara Antunes, Nolly Timm, Idecy Ribeiro, Anilda Piekala, Mirdes Knebel, Luis Dresch, Ervina Cappeletti, Antônio Marques, Antonieta de Moura, Ivone Cornely, Odiva da Rosan e Alcides Hofmaister.

Para a produção da primeira etapa, que resultou no documentário de 21 minutos, foram gravadas mais de 15 horas de entrevistas, que estarão disponíveis na íntegra, a partir de 15 de janeiro de 2015, no Youtube e nas redes sociais da escola. A segunda etapa desse trabalho será concluída em maio de 2015, e resultará no livro “Sulina, olhares que fazem histórias”.