Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
18 de Novembro de 2014
Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
O Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher une-se à Campanha dos 16 dias. Atvidades estão marcadas a partir do dia 24 de novembro
[Clique na foto para ampliar]

O Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher une-se à Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres, visto que este é um problema social de grande dimensão que afeta toda a sociedade, em suas mais variadas formas, maus tratos físicos, psicológicos, sexuais, morais, econômicos ou patrimoniais, causando perdas de saúde ainda pouco dimensionadas, atingindo, de forma continuada, especialmente as mulheres, crianças, adolescentes, idosos e portadores de deficiência.


Em Santa Rosa, a autoridade policial vem fazendo o registro de todas as formas de violência doméstica. Porém, para algumas pessoas somente há violência doméstica quando há agressão física à vítima. Para tanto é necessário que haja uma ampla divulgação das situações que, segundo a Lei Maria da Penha, são enquadradas como violência doméstica.


“Importante lembrar que as vítimas de violência acabam não encontrando recursos para se proteger, estando exposta a respostas cada vez mais violentas por parte do agressor. A percepção desses casos pode melhorar a eficácia das ações e muitas vezes interromper o ciclo deste fenômeno chamado violência”, salienta a coordenadora do Centro de Referência, Marta do Nascimento.


Para auxiliar e orientar as vítimas de violência, temos em Santa Rosa o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher – Dirce Grösz, que presta assistência social, psicológica e jurídica às vítimas. O contato com o Centro pode ser feito pelo telefone (55) 3511-1532, inclusive com ligação a cobrar para agendamentos e orientações.


Atividades previstas:


24/11 – Capacitação para os profissionais da Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, Idosos e Crianças coordenada pelo CRRM e executada pela FLD – Fundação Luterana de Diaconia.


25 à 29/11 – Exposição Nem Tão Doce Lar (Instalação de uma casa na Praça da Bandeira com a proposta de mostrar para a comunidade que o espaço que deveria ser de aconchego, cuidado, resguardo e amor, pode esconder um labirinto de situações muitas vezes violentas, chamando a atenção para um tema que precisa ser discutido e superado em todos os níveis da sociedade.)


Local: Praça da Bandeira


Horário de Visitação: 8h às 11h15 e das 14h às 17h


 


Origem da Campanha


Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e finalizando em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente a violação dos direitos humanos das mulheres.


 


A Campanha no Brasil


Os 16 dias de ativismo foram assumidos pelo movimento feminista brasileiro, sintonizado com a Campanha Internacional. Conquistou espaço na agenda brasileira e desde 2003 vem sendo coordenado pela organização não governamental AGENDE (Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento), com importantes ações de divulgação, mobilização e organização da campanha.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 2.037

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias