10 de Novembro de 2014
Novembro Azul: campanha nacional de conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, a Coordenadoria de Políticas para Mulher, com o apoio do Gabinete da 1ª Dama e FUMSSAR, desenvolve no município a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 em Santa Rosa conta com ações que contemplam palestras informativas para servidores públicos, decoração de locais estratégicos e outras intervenções promovidas pela FUMSSAR em eventos populares e locais de grande circulação.

“A campanha tem sido referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, salienta a 1ª Dama Elenir Vicini.