17 de Agosto de 2014
10ª Feira do Livro de Santa Rosa: mais uma edição de sucesso
No sábado, 16 de agosto, encerrou a 10ª Feira do Livro de Santa Rosa, um evento que cada vez mais se consolida como um dos mais importantes no calendário de eventos do município.

Tanto o comparecimento do público quanto o volume de comercialização foram semelhantes aos da edição anterior da Feira. E outra vez, coube ao Vale Livro roubar a cena no evento. Foi muito bonito ver centenas de crianças da rede municipal de ensino adentrarem o pavilhão de expositores e poderem fazer uso de seu vale. Também o público adulto – que não se deixou intimidar pelo frio ou pela chuva – elegeu a Feira como um bom programa. Em sua localização, formato e estrutura física, garantindo acessibilidade, segurança e funcionalidade, a 10ª Feira do Livro de Santa Rosa recebeu a aprovação de seus visitantes.

A principal atração da programação da Feira ficou reservada para a manhã do sábado. Charles Kiefer, escritor homenageado desta 10ª edição, fez-se presente ao evento. Charles, com a simplicidade de sempre, circulou pela Praça da Bandeira, participou de programas radiofônicos, palestrou para os presentes, autografou vários exemplares de suas obras e dedicou especial atenção a todos que o cercaram. Foi realmente um belo momento.

Nossos escritores presentes ouviram de Kiefer o relato de sua trajetória e as ações de teimosia e obstinação que o levaram a galgar degraus e ter sua obra reconhecida. Seu nome, já há algum tempo, está sedimentado no universo literário brasileiro.

Por sua vez, a patronesse Lara Luft foi incansável. Cumpriu magistralmente seu papel, visitando inúmeras escolas ao longo da preparação do evento, motivando os estudantes a visitarem a Feira e também iniciarem-se na escrita.

A 10ª Feira do Livro de Santa Rosa manteve uma programação cultural bem diversificada, oportunizou vários lançamentos de livros de autores locais e realizou dois certames literários: o IV Concurso de Contos Vicente Cardoso e o Concurso Poemas nos Ônibus 2014. Ambos com resultado e alcance acima do esperado.

A 10ª Feira do Livro de Santa Rosa foi uma realização da Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação e Juventude.

Teve o patrocínio do Alibem, Wizard e Sulnet Telecom.

Contou com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Associação Santa-rosense de Escritores, 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Showtime Animações, SESC Santa Rosa, Expresso Toda Hora, Casa dos Consertos, Ótica e Relojoaria Gold, CTG Sepé Tiarajú, Erva Mate Bom Dia, DCândido Ambientes, Livraria Risky Rabisky, Hidrotec Piscinas, Restaurantes Divina Gula, do Paulinho, Primus e Bokata.

E registrou a participação do SESI Santa Rosa, Escolas Estaduais Santos Dumont e Visconde de Cairú, Escolas Municipais Paul Harris e Marquês do Herval, Oficinas Culturais Pedagógicas Municipais, ONG Terra Verde e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.