5 de Agosto de 2014
OSPA lota Centro Cívico
Neste domingo, 3, Santa Rosa recebeu a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) para o segundo concerto da temporada OSPA pelos Caminhos do Rio Grande – financiado pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura, com patrocínio de Favorit e Petrobras. Sob a regência de Evandro Matté, a apresentação lotou o Centro Cívico. O repertório fez uma homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil. O prefeito Alcides Vicini e o vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú também foram conferir o evento.

O concerto iniciou com a execução de Trumpet Voluntary, de Henry Purcell (1659-1695), um dos compositores mais importantes do século XVII e uma das figuras centrais da tradição inglesa da música de concerto. Em seguida, a OSPA apresentou Sinfonia nº 40, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A obra foi composta no ano de 1788, em um período excepcionalmente produtivo do compositor.

A próxima peça foi Adágio, de Tomazo Albinoni (1671-1751), prolífico compositor veneziano que teve boa parte de sua obra destruída durante bombardeio da Dresden State Library pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Adágio foi publicada somente em 1958 e foi graças a esta obra que o compositor saiu do obscurantismo e tornou-se mais conhecido.

O programa continuou com Intermezzo da Cavalleria Rusticana, grande sucesso de Pietro Mascagni (1863-1945). Depois, mais uma de Mozart - Pequena Serenata Noturna. Composta em 1787, para dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, hoje costuma ser apresentada em seu arranjo para orquestra.

A próxima peça foi de Johann Sebastian Bach (1685-1750): Jesus, Alegria dos Homens, que integra a cantata "Herz und Mund und Tat und Leben", escrita em 1716. Para finalizar o espetáculo, a OSPA apresentou Abertura Egmont, de Ludwig van Beethoven (1771-1827). A peça trata da luta contra a tirania, a partir da figura do Conde Egmont, líder na resistência dos Países Baixos à dominação espanhola, no século XVI.