9 de Julho de 2014
Cascalheiras são tema de reunião na Prefeitura
Na semana que passou os secretários Elemar da Rosa, Lina Michalski, Fernando Borella e Leila Piekala, juntamente com os técnicos das Secretarias de Meio Ambiente, Agropecuária e Obras, estiveram reunidos com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, formada pelos vereadores Dado Silva, Sônia Conti, Lires Zimmermann e Valdemar Fonseca.

Na pauta do encontro a questão das cascalheiras. Durante a reunião foi apresentado pelo Governo Municipal as 17 áreas previstas para prospecção de novas cascalheiras no município. “Estas áreas estão em fase de levantamento de dados pelas Secretarias de Agropecuária e Obras e posteriormente serão encaminhadas para análise do Meio Ambiente”, ressalta Elemar.

Segundo Borella, a cascalheira do Lajeado Reginaldo já está protocolada e aguardando o registro e licença junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

“A questão parece simples, pois aparentemente a própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente poderia liberar a extração, porém é necessário um registro e licença no DNPM, o que volta a burocratizar o processo devido aos prazos previstos de até 60 dias, em alguns casos”, afirma a chefe da seção de Licenciamento Mariane Kryszezun.