1 de Julho de 2014
Prefeito Vicini sanciona Lei que da nome de Erni Friderichs à UPA
Nesta segunda-feira, 30, na sala de reuniões do Palácio Municipal 14 de Julho, o prefeito Alcides Vicini sancionou a lei que denomina a UPA como Unidade de Pronto Atendimento Erni Friderich.
Nesta segunda-feira, 30, na sala de reuniões do Palácio Municipal 14 de Julho, o prefeito Alcides Vicini sancionou a lei que denomina a UPA como Unidade de Pronto Atendimento Erni Friderichs. A proposta que homenageia o ex-prefeito, de autoria do vereador Nelci Dani, foi apresentada na Câmara de Vereadores e aprovada por unanimidade. Ao sancionar a Lei nº 5.124, o prefeito Alcides Vicini ressaltou em seu discurso a liderança e as grandes obras deixadas por Erni Friderich.

Advogado, ex-vereador e ex-prefeito, Friderichs morreu em 1º de junho de 2012, aos 65 anos. Natural de Ijuí, era casado com Mercedes Maggioni Friderichs, com quem teve três filhos. Sua trajetória política em Santa Rosa teve início no movimento estudantil. No final da década de 60 presidiu a União Santa-rosense dos Estudantes (USES). Em 1977 se elegeu vereador e assumiu a presidência do Poder Legislativo por duas oportunidades, em 1979 e 1981. Foi eleito prefeito nas eleições de 1982, obtendo 7.927 votos e um mandato de seis anos. Criou o Musicanto e o Encontro Estadual de Hortigranjeiros.

Lucas Friderichs, filho do ex-prefeito, recebeu a homenagem e falou em nome da família. “Quero agradecer a Administração Municipal, a Câmara de Vereadores e ao vereador Dani pelo gesto significativo ao ver o reconhecimento à meu pai, que se dedicou muito por este município”.

Participaram do ato, além dos familiares, o vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú, o presidente da Câmara Fernando Classmann, a 1ª Dama Elenir Vicini, secretários, vereadores e assessores.