11 de Junho de 2014
Educação reduz em 75% a falta de vagas nas creches
A demanda por vagas nas Escolas de Educação Infantil de Santa Rosa teve uma redução de 75%, conforme dados divulgados essa semana pela Secretaria de Educação e Juventude. Atualmente, cerca de 400 crianças de zero a três anos aguardam vaga, enquanto que no início de 2013 o número era de aproximadamente 1.300.

Segundo o relatório, o número é resultado de um novo planejamento e de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria. Ampliações de espaços físicos, novas escolas, ocupação de espaços que não eram utilizados, contratação de novos professores e monitores e um levantamento detalhado da fila de inscritos também foram fundamentais. Hoje, crianças com idade entre 4 e 5 anos são 100% atendidas.

A redução foi classificada de forma positiva pela secretária Ivete Corrêa. “Ainda temos um déficit de 400 vagas necessárias para crianças de 0 a 3 anos, mas o fato de diminuirmos em 75% a demanda nos deixa confiantes de que estamos no caminho certo”, comemora a secretária.

O prefeito Alcides Vicini destaca que Santa Rosa possui hoje uma situação de pleno emprego no setor Metalmecânico, na Construção Civil, bem como de outros setores em franco desenvolvimento e expansão. Dessa forma, há também um crescimento populacional advindo da migração para o nosso município, gerando uma procura de vagas na educação infantil por parte de famílias de novos moradores e isso reflete diretamente na educação. “Mesmo com escassez de recursos temos mostrado resultados importantes e as iniciativas voltadas à educação é um exemplo”, justifica o prefeito.

O governo municipal, preocupado com essas demandas, já prevê a construção de uma nova escola, a Pró-Infância, que será construída no terreno doado pelo ALIBEM e atenderá os bairros Sulina e Petrópolis. A nova unidade deverá ficar pronta para atendimento em 2015.