10 de Junho de 2014
Prefeitura, através do CRAS, realiza cadastro para Programa de Aquisição de Alimentos
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem o objetivo de promover o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de vulnerabilidade, risco social ou insegurança alimentar. Além de promover a inclusão social e a econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Em Santa Rosa, anteriormente, a distribuição era feita pela Pastoral da Criança. Agora, para se inscrever, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. Para efetuar a inscrição é preciso dirigir-se até o CRAS Unidade Cruzeiro, levando o CPF do responsável familiar, para passar por uma avaliação social e verificar se possui perfil para receber o benefício. As inscrições serão feitas durante todo o mês de junho, até o dia 30. Podem ser beneficiadas cerca 500 famílias.

“Sendo aprovado o projeto pela CONAB, a previsão de início da distribuição das sacolas com os alimentos é para o mês de novembro”, salienta o secretário de Desenvolvimento Social Amauri Giovelli.

De acordo com a assessora de Desenvolvimento Social, Joceli Specht, as pessoas que não são inscritas no Cadastro Único, mas que têm interesse nesse benefício, devem dirigir-se ao CRAS Unidade Cruzeiro com os seguintes documentos:
Para o Responsável Familiar: CPF ou título de eleitor;
Para os demais membros da família: qualquer documento de identificação, como a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento, carteira de trabalho.

“Podem ser incluídas no Cadastro Único as famílias de baixa renda, que são aquelas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e as que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. No cálculo da renda familiar são considerados os rendimentos do trabalho, de aposentadoria, pensão, seguro-desemprego e do BPC. Não são considerados os benefícios de programas de transferência de renda federal, estadual e municipal”, explica Joceli.

Confira a lista de alimentos que compõem a sacola (sua disponibilidade depende da época de produção)

Açúcar mascavo, alho, alface, almeirão, abobrinha, batata doce, batata inglesa, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve-chinesa, couve-flor, laranja comum, laranja valência, limão comum, mandioca, manga, melancia, melão, milho verde, moranga, morango, pêssego, pepino salada, rabanete, repolho, rúcula, tangerina ponkan, tangerina cai, tangerina comum, tempero verde, uva, entre outros.