28 de Maio de 2014
Santa Rosa recebe o projeto “Diálogos com a Juventude”
Na última sexta-feira, 23, foi realizado em Santa Rosa o projeto “Diálogos com a Juventude”, evento que contou com a participação das Secretarias de Educação e Juventude, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, 17°CRE, SENAC e Instituto Federal Farroupilha.

Com a proposta de divulgar as oportunidades de formação e qualificação existentes para a Rede Pública de Ensino e comunidade escolar, o Governo do Estado, através do Pacto Gaúcho pela Educação, está promovendo seis encontros denominados “Diálogos com a Juventude” em diferentes regiões. As reuniões ocorreram em Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Rosa e em Porto Alegre. O projeto busca uma aproximação com os jovens para a apresentação e conscientização das novas perspectivas de desenvolvimento.

No município o evento aconteceu no Ginásio de Esportes do IFF. A Programação contou com rodas de conversa, música eletrônica e rock, e orientações de como participar dos programas de incentivo à educação profissional. Estiveram em debate os programas governamentais, como Sisu, Sisutec, Prouni e Pronatec, e também os cursos de capacitação oferecidos por entidades não governamentais, através de incentivos estaduais e federais.

A secretária de Educação, Ivete Corrêa, afirmou o quão importante é o governo investir em programas como os Diálogos com a Juventude, pois os jovens muitas vezes não fazem os cursos certos, exatamente por não terem acesso à informação de como escolher ou concorrer aos que seriam de sua afinidade. “É importante ressaltar que qualquer atividade que venha trazer o diálogo ao jovem é fundamental e faz parte da construção do ser humano. Os Diálogos vêm com a proposta de que o jovem tome uma decisão para sua qualificação profissional e seus caminhos”, diz.

O coordenador de Políticas da Juventude, Gustavo Wohlenberg, salientou que entender os modos de ingresso em cursos de capacitação pode melhorar as escolhas dos jovens. “A gente sempre tenta se colocar no lugar do jovem estudante, ver pelo outro lado, então é importante essa atividade para que a comunidade veja como os governos federal, estadual e municipal estão interessados em oferecer atividades referentes a emprego e capacitação para que o jovem ingresse no mercado de trabalho. Essas atividades são necessárias para dar uma direção aos nossos jovens”, afirma.

Quando o assunto é emprego, o presidente do Conselho de Emprego e Renda de Santa Rosa, Fernando Borella, disse que é preciso quebrar preconceitos quanto ao ingresso no setor metalmecânico. “Temos que desmistificar a ideia de chão de fábrica. Muitos jovens preferem estágios com salários até menores por que tem uma visão ainda distorcida de que fábricas do setor metalmecânico trabalham com condições sub-humanas, e isso não é real. Hoje em dia o chão de fábrica trabalha com TI, através de máquinas operadas por computadores, com esforço mínimo, além da oportunidade de ter um salário muito atraente”, observa.