21 de Maio de 2014
Em 18 de maio é comemorado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Santa Rosa - CREAS, realizou na última segunda-feira, 19, um dia de reflexão sobre o assunto com diversas atividades. Toda a programação aconteceu no Centro Cívico.

Na parte da manhã foi efetuada uma capacitação regional com a participação de cerca de 300 profissionais da rede pública e privada de ensino, área da saúde, assistência social, além de outras áreas interessadas no tema. A psicóloga e professora da Unijuí, Iris Campos, abordou o tema “Enredo Familiar e Abuso Sexual”, voltado para a orientação de profissionais para melhor identificação na ocorrência desses casos. A palestra também contou com a participação do juiz da Vara da Infância e Juventude Eduardo Sávio Busanello e do promotor Marcelo Squarça.

Durante a tarde foram preparadas atividades para os alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino e também para as crianças dos programas sociais do município. Aproximadamente 700 estudantes participaram da programação, que foi recheada com vídeos, palestra de orientação e roda de discussão com a psicóloga Dienifer Leimann, técnica do CREAS.

Já no período da noite, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Juventude, aconteceu o “Encontro de Formação de Pais, Família e Escola: Educando para a Vida”, que contou com a palestra do psicoterapeuta Jorge Trevisol. O Centro Cívico ficou lotado de pais, que acompanharam o tema “Família, Afeto e Propósito de Vida”.

“Organizamos o evento para alcançar profissionais, crianças e pais, no sentido de despertar na comunidade o senso de responsabilidade sobre a questão, buscando o engajamento de todos na prevenção dos casos, já que o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre com maior frequência e bem mais próximo  do que se imagina”, ressalta a Assessora de Desenvolvimento Social, Joceli Specht.

Amauri Giovelli, secretário de Desenvolvimento Social, destaca que é preciso conscientizar as pessoas para que todos assumam  uma posição de alerta, vendo, ouvindo e denunciando, fazendo com que todos se transformem em agentes pró ativos na identificação e encaminhamentos, formando uma verdadeira rede de proteção.

O prefeito Alcides Vicini, a 1ª Dama Elenir Vicini e o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Classmann também participaram do evento. “Qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes gera repulsa da sociedade. As ações de prevenção devem alcançar o maior número possível de pessoas para que possamos evitar ou diminuir ao máximo esse tipo de violência”, salienta o prefeito.

18/05 Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A escolha da data é uma lembrança sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com 8 anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade de criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes vem para manter viva a memória nacional e afirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as Aracelis.