13 de Maio de 2014
12ª Semana de Museus e Projeto Pôr do Sol no Parcão
Esta semana, 1.337 museus e instituições culturais espalhados por todo Brasil participarão da 12ª Semana de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus que compreenderá a realização de mais de 4 mil atividades.

Em Santa Rosa, o Museu Municipal (Antiga Estação Férrea, no Parcão) desenvolverá uma programação especial no decorrer da Semana. De segunda (12) a sexta-feira (16) haverá a exibição do curta-metragem Desbravadores de Santa Rosa, de Anderson Farias, seguida de visita guiada ao acervo do Museu. A visitação pode ser feita pela manhã (entre 8h e 11h) ou pela tarde (14h às 17h). O agendamento pode ser feito pelo telefone 3511-7660.

No sábado (17) à tarde, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, através da setorial "Patrimônio Cultural e Museus", promoverão uma "Roda de Memória" para debater questões relativas ao patrimônio histórico e meio ambiente. A "Roda" está marcada para às15h30min.

Domingo no Parcão

No domingo (18), das 9h às 17h, uma exposição de carros antigos tomará o largo em frente ao Museu. A Associação Noroeste de Amigos dos Veículos Antigos (ANAVA) presume a presença de uma centena de raridades. A Erva-Mate Saphira estará à disposição de todos visitantes. Às 9h30min a Banda Municipal de Santa Rosa fará a sua retreta, seguida da apresentação do Trio Jovens São João (Bairro Central). Às 10h15min haverá outra exibição do curta Desbravadores de Santa Rosa, desta vez seguido de uma "Roda de Memória" sobre fatos marcantes e pitorescos da história santa-rosense.

À tarde, a partir das 14h, a recreação do SESC disponibilizará vários brinquedos para a diversão da garotada e os participantes do "Brique da Praça" exibirão e comercializarão suas peças de arte e artesanato. Abre-se também espaço para todos que quiserem comparecer e expor suas coleções particulares de objetos diversos. O SEST SENAT estará presente realizando ações de orientação na área da saúde.

Projeto Pôr do Sol

Às 15h haverá o lançamento do Projeto Turístico Guia Mirim, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Educação e Juventude. Em seguida iniciará o Projeto Pôr do Sol, que reunirá diversas atrações artísticas pratas da casa: Clube do Samba – O Que Vier Morre, Patrícia Prestes e Rivas Jr., alunos das oficinas culturais e pedagógicas municipais, Mágico Gargamel e Grupo Circense Nossa Senhora da Glória.

A programação relativa a 12ª Semana de Museus e o Projeto Pôr do Sol são uma realização da Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Apoiam estes eventos: SESC, Erva-Mate Saphira, SEST SENAT, Conselho Municipal de Políticas Culturais, ANAVA, Brique da Praça, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Educação e Juventude.