8 de Maio de 2014
FUMSSAR apresenta novos médicos às comunidades
“Se formos traçar comparativos populacionais de quando o sistema iniciou, com números atuais, podemos verificar que a população está bem mais assistida atualmente” ressalta Benvegnú"
Dando início há um processo de adaptação dos médicos estrangeiros que irão atuar na Rede Básica de Saúde, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa-FUMSSAR, apresentou na noite desta quarta-feira, 07 para a comunidade de Guia Lopes, o Dr. Yoel Aguiar Lima que prestará serviços naquela comunidade. O médico de origem Cubana tem 18 anos de experiência em saúde da família,possui especializações na área e já atuou também fora de seu País.Yoel ficou muito á vontade na comunidade que de forma muito descontraída lhe acolheu.O profissional irá atender a comunidade oito horas semanais tendo em vista que também irá atuar na Unidade Básica do Jardim Petrópolis que mantém o Posto Avançado da Comunidade de Guia Lopes. Em seu pronunciamento Yoel deixou muito claro que a saúde de uma comunidade se decide com encontros e com o conhecimento de seus integrantes. “Quando nós profissionais nos inserimos na comunidade, passamos a conhecer seus problemas, esta é a visão de um profissional que atua na saúde pública” destacou o médico.
O Presidente da FUMSSAR, Dr. Luis Antonio Benvegnú, fez um apanhado da construção do sistema de saúde pública em Santa Rosa, destacando as dificuldades e os avanços. Benvegnú reforçou que o sistema sempre foi discutido com a comunidade, destacando que iniciou com seis profissionais, e que hoje são dezessete unidades básicas de saúde, comparando que a população não avançou muito em números populacionais, relacionando o número de unidades de saúde que hoje somam dezessete. “Se formos traçar comparativos populacionais de quando o sistema iniciou, com números atuais, podemos verificar que a população está bem mais assistida atualmente” ressaltou o Presidente da FUMSSAR. Ele destacou ainda que a atual administração projetou uma meta de manter um profissional médico em cada unidade de saúde,e que neste momento isto está sendo possível,destacando a vinda dos quatro profissionais estrangeiros e o concurso realizado recentemente,onde houveram médicos inscritos que prestaram as provas.Segundo o Presidente da Fundação, existe uma dificuldade em manter profissionais médicos no quadro,uma vez que eles sempre buscam especializações e são aprovados em residências,deixando suas vagas no sistema público de saúde. Na noite de quinta – feira,08 a comunidade da Jardim Petrópolis irá conhecer o profissional que irá atuar na unidade, e na próxima semana serão apresentados os profissionais das unidades da Vila Balneária, Vila Sete e Júlio de Oliveira.