28 de Abril de 2014
Cozinha da Soja é inaugurada
No primeiro dia da 20ª Fenasoja, 25, foi inaugurada a tão sonhada Cozinha da Soja. O prefeito Alcides Vicini, a 1ª Dama Elenir Vicini, a presidente da 20ª Fenasoja Ângela Maraschin, as participantes do Curso Soja, entre outras autoridades, prestigiaram a inauguração do local e também participaram da degustação que aconteceu logo em seguida.

A Administração Municipal, através da Assessoria de Políticas para Mulher, com o apoio do Gabinete da 1ª Dama, implementou o projeto “Soja: empreendedorismo com qualidade de vida”. Com a realização deste projeto foi possível entregar de forma definitiva a Cozinha da Soja, um espaço totalmente equipado onde é possível a produção dos mais variados tipos de alimentos produzidos a base de soja.

Em parceria com a Fenasoja, que disponibilizou o local, a cozinha foi instalada no Pavilhão 4 e estará em pleno funcionamento durante todos os dias de feira, onde serão preparadas e degustadas verdadeiras delícias desenvolvidas no Curso da Soja. “Para a construção da cozinha foram investidos R$ 158 mil de recursos públicos advindos do convênio entre o município e a União. Estes recursos foram utilizados em parte na capacitação de 30 mulheres que, durante 3 meses, receberam formação profissionalizante em culinária a base de soja. Outro tanto foi investido na aquisição de modernos equipamentos capazes de auxiliar na extração de tudo o que a soja possa nos ofertar”, conta a assessora de Políticas para Mulher, Ivete Felcker.

Além das receitas desenvolvidas no curso, também serão disponibilizadas receitas desenvolvidas pelos Programa de Educação Social organizado pela Coopermil e receitas preparadas pelas mãos das agricultoras familiares que participaram da edição anterior do Concurso de Pratos Derivados da Soja, organizado pela Emater/RS-Ascar e Coopermil. Essas oficinas irão ocorrer no interior da cozinha e poderão ter a participação de todos os visitantes da feira, que estiverem interessados em disponibilizar alguns minutos para se familiarizar com receitas práticas, fáceis e saborosas, diversificando assim a alimentação de suas famílias.

É também nesse espaço que serão comercializados os mais variados lanches a base de soja, preparados pelas alunas capacitadas no projeto. É visitando a Cozinha da Soja que os participantes da Fenasoja poderão experimentar algumas das muitas delícias preparadas com o produto que dá nome à feira.