24 de Fevereiro de 2014
Presidente da União Estadual de Estudantes foi recebido na prefeitura
O prefeito em exercicio, Luís Antônio Benvegnú, recebeu essa semana, em seu gabinete no Palácio Municipal 14 de Julho, O Presidente da União Estadual de Estudantes/RS Fábio Kucera. O encontro foi acompanhado pelo Presidente da USES (União Santa-rosense de Estudantes Secundaristas) Gabriel Assenheimer, secretária municipal de Educação e Juventude Ivete Correa, o presidente da Câmara, Fernando Classmann e o Coordenador da Juventude Gustavo Wohlenberg. Segundo o presidente da UEE, o objetivo da visita foi divulgar o “Passe Livre” e salientou que essa é uma importante conquista da mobilização dos estudantes gaúchos. “O Passe Livre auxilia de forma definitiva os estudantes mais carentes, que batalham pela formação escolar e universitária”, afirmou. Depois de ouvir atentamente as palavras do presidente da UEE, o vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú enfatizou que o município de Santa Rosa foi o primeiro no estado a instituir o Passe Livre Municipal. “Regulamentamos a Lei do Passe Livre em 2013 e em janeiro desse ano aderimos ao programa do governo do estado ampliando o passe livre estudantil". Isso mostra o compromisso do governo municipal com a educação, disse Benvegnú. Ao final do encontro, Fábio Kucera agradeceu a receptividade e parabenizou o município pela iniciativa.

SAIBA MAIS:

O que é: Benefício da passagem escolar gratuita, dentro do projeto “Viva na Escola”, com fornecimento de 40 passagens por mês.

Quem tem direito ao benefício: Estudantes que estão regularmente matriculados e com frequência nas escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Para ter direito ao benefício, o aluno deve morar mais de 1 quilômetro de distância da escola.

Onde se cadastrar: O processo de cadastramento é realizado pela Secretaria de Educação e Juventude. Os alunos com maioridade ou emancipados, pais ou responsáveis legais pelo estudante, deverão preencher a ficha de cadastro, apresentando documentos, atestado de matrícula e frequência para fins de adesão ao Programa “Viva na Escola”, sendo que a renovação da frequência escolar deverá ser efetivada a cada três meses, sob pena de cancelamento do benefício.

PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL

Para participar do programa, os estudantes devem estar matriculados em uma instituição regular de ensino, morar em Santa Rosa e estudar em outra cidade da região, por exemplo: Santo Ângelo, Ijuí, Horizontina, Três de Maio ou Cerro Largo e ter uma renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família.