22 de Janeiro de 2014
Feira do Livro 2014 de Santa Rosa já tem patronesse e escritor homenageado
Na última quinta-feira, dia16, a Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Rosa confirmou os nomes da patronesse (ou patrona) e do escritor homenageado da 10ª Feira do Livro.
A definição da patronesse ocorreu mediante uma votação em que participaram representantes de várias entidades com atuação na área cultural e educacional do município. Cinco nomes haviam sido indicados por estas mesmas entidades: Jacob Petry, Lara Luft, Maira Engers, Maria Inez Pedroso e Tereza Christensen. Realizada a votação, a escolhida foi a escritora Lara Luft.
Lara tem 16 anos, é estudante do ensino médio do Instituto Educacional Dom Bosco, e desde a mais tenra idade se envolve com os afazeres literários. Tem contos publicados em diversas antologias e coletâneas, ministra aulas de escrita em inglês, é palestrante e organiza eventos literários.
A indicação do escritor homenageado saiu de um entendimento entre a Associação Santa-rosense de Escritores (ASES) e as secretarias municipais de Cultura e Educação. Charles Kiefer, escritor que tem sólidos laços em Santa Rosa e região – Charles é natural de Três de Maio – foi o escolhido.
Kiefer, 55 anos, tem mais de 30 títulos publicados (romances, novelas, contos, poesias, ensaios literários), muitos deles premiados. É professor universitário de várias matérias relativas à escrita, acumula mais de 25 anos de experiência ministrando oficinas literárias, e já foi, inclusive, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. A 10ª Feira do Livro de Santa Rosa acontecerá entre os dias 13 e 16 de agosto, na Praça da Bandeira.