4 de Dezembro de 2013
Centro Dia do Idoso a caminho
A 1ª Dama Elenir Vicini e a assessora de Políticas para Mulheres Ivete Felker estão em viagem a Porto Alegre na manhã de hoje, 4, para conhecer um dos Centros Dia do Idoso da capital gaúcha, o Centro Dia do Idoso Portal da Felicidade. O objetivo do local é oferecer um espaço com atendimento especializado às pessoas com mais de 60 anos, onde elas possam interagir, ocupar o seu dia com diferentes atividades e oficinas, assim como manter uma alimentação saudável e adequada.

Na semana que passou, a assessora de Políticas para Idosos, Edilamar Schuastcer, esteve em Porto Alegre para a 5ª Conferência Estadual do Idoso e aproveitou a oportunidade para conhecer o Centro, trazendo então para Santa Rosa todas as informações, materiais e fotos referentes a esse serviço, o que motivou a 1ª Dama para também ir conferir de perto.

“Temos plenas condições de montar um Centro Dia do Idoso no município e agora estudaremos o local adequado para a sua instalação. Eu fiquei encantada com o atendimento prestado aos idosos, lá eles passam o dia ocupados entre dança, teatro, artesanato, informática e outras inúmeras atividades de recreação. O que é muito importante para a valorização e o bem estar deste idoso, que vai sair de casa, da solidão e conviver com outras pessoas, se sentindo ocupado, dando um novo sentido à vida”, conta Edilamar.

Ainda segundo a assessora de Políticas para Idosos, no mesmo prédio funcionam dois serviços. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde os grupos de idosos têm um local para realizar seus encontros, reuniões e atividades. Bem como o Serviço de Proteção Especial para Idosos, que é o atendimento oferecido aos que passam o dia todo lá. Além de todas atividades, são servidas cinco refeições diárias, todas preparadas para atender as necessidades nutricionais do idoso.

Para o prefeito Alcides Vicini, a ideia de construir um Centro Dia para idosos faz parte do Plano de Governo e vem ao encontro da necessidade de serem implantadas políticas públicas voltadas a uma parcela da população que cresce a cada ano.

“Assim como já cuidamos das crianças, queremos também dar uma atenção melhor a terceira idade, ou seja, construir um Centro Dia para idosos, uma espécie de creche onde possam ficar durante o dia fazendo várias atividades. A ideia é que os idosos atendidos sejam aqueles que precisam de cuidados especiais, mas não podem receber a atenção devida da família, que tem que trabalhar. Em pouco tempo, esse serviço será referência”, justifica o prefeito.