3 de Dezembro de 2013
Projeto Vida Saudável e Responsável reúne alunos das Escolas Municipais
A Secretaria de Educação e Juventude realizou no último dia 27, no Centro Cívico, a sistematização do Projeto Vida Saudável e Responsável, desenvolvido pela professora Tânia Pachla e pela psicóloga Fernanda Pezzi. O projeto foi realizado com as turmas das oitavas séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, no período de março a novembro, com enfoque na qualidade de vida, sexualidade responsável e relações humanas.

Na sistematização, os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória apresentaram, na abertura, um vídeo sobre o título “Valorizando a Vida: Educação Sexual” sob coordenação das professoras Solange Kapper e Ana Gasparetto.

As idealizadoras do projeto acreditam que o amadurecimento sexual, que marca a fase da puberdade, precisa ser destacado com a ênfase do sentimento, do cuidado consigo mesmo, com o outro e da valorização da vida.

“Na medida que acontece o incentivo à responsabilidade do adolescente no meio familiar, escolar e social procura-se por diluir a imagem da adolescência caracterizada somente por conflitos e fortalecer que esta fase faz parte de um contexto mais amplo que é o da vida do ser humano”, destaca Fernanda.

O Juiz da Infância e Juventude de Santa Rosa, Eduardo Busanello, conversou com os participantes sobre a importância do estudo e da responsabilidade na formação do adolescente.

O grupo Arte em Movimento, do projeto Mais Educação, da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, encerrou o evento com uma apresentação circense. A mensagem final do encontro foi “É preciso saber viver, viver para ser feliz.”

Tânia salienta também que é importante que os adolescentes entendam que em qualquer momento da vida precisamos garantir a responsabilidade dos nossos atos em benefício a um bem estar físico, social e emocional exigidos pela sociedade em que se vive e interage.