13 de Novembro de 2013
Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Neste último sábado, 9, foi realizado o 1º Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude, seguindo as orientações do programa, aconteceu na Sede do Sindicato dos Contabilistas. O prefeito Alcides Vicini, a secretária de Educação Ivete Correâ, a presidente do CME Dilene Maciel, os orientadores de estudo e os alfabetizadores da rede municipal participaram da atividade.

Conforme a coordenadora do programa, professora Themis Pattias, o objetivo do seminário foi socializar e analisar criticamente as experiências vivenciadas neste primeiro ano de formação continuada, que totalizaram 120 horas, como também avaliar os efeitos do programa na prática pedagógica. “O encontro foi um sucesso, os professores alfabetizadores apresentaram experiências maravilhosas com o material disponibilizado pelo programa”, conta a coordenadora.

No início deste ano Santa Rosa aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é um compromisso formal assumido pelo governo federal, governos estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, o pacto vai garantir aos estados e municípios recursos e instrumentos para que as crianças consigam alcançar o objetivo de serem alfabetizadas na idade certa.

De acordo com estudos, oito anos é considerada uma idade estratégica para o desenvolvimento intelectual da criança, que para ser considerada alfabetizada deve ler, escrever e fazer as primeiras operações matemáticas.

As ações do Pacto têm por objetivos:

I - garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental;

II - reduzir a distorção idade-série na Educação Básica;

III - melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);

IV - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores;

V - construir propostas de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.