8 de Novembro de 2013
Transporte Escolar recebe mais um ônibus
Nesta quinta-feira, 7, o prefeito Alcides Vicini recebeu das mãos da secretária de Educação Ivete Corrêa as chaves de mais um veículo destinado ao transporte escolar de alunos da zona rural, adquirido através do Programa Caminho da Escola. O ônibus possuí 42 lugares, com acessibilidade por meio de uma plataforma elevatória. O modelo é um VW/MAN 15.190 que custou R$ 237.780,00 e foi comprado com recurso do FNDE.

Atualmente em Santa Rosa são transportados diariamente mais de 2.500 alunos em 32 roteiros diferentes. A prefeitura conta com 11 empresas contratadas através de licitação, sete micro-ônibus e dois ônibus apropriados, inclusive com elevador para transporte de alunos cadeirantes.

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.