10 de Outubro de 2013
Colares são distribuídos no comércio
Um grupo de mulheres representantes do Mama Viva, da Liga de Combate ao Câncer e do Gabinete da Primeira Dama percorreram a Avenida Rio Branco na tarde de terça-feira, 8, para distribuir no comércio local alguns dos colares produzidos para o Outubro Rosa. Durante a entrega, foi explicado para as comerciantes e vendedoras a motivação do colar em conjunto com o pedido para que todas usem o mesmo durante o mês de outubro e, ao serem questionadas, repassem a informação sobre a prevenção do câncer de mama.

“Este é um colar diferente, que vai deixar a mulher mais bonita por dentro e por fora e servirá para lembrá-la de fazer o autoexame da mama. Ele foi confeccionado com bolinhas de diferentes tamanhos, em alusão aos carocinhos que podem ser encontrados durante o autoexame”, explica a Primeira Dama Elenir Vicini. Elenir salienta ainda que é importante todas se conscientizarem em fazer o autoexame da mama e também que quanto antes o câncer for descoberto, maior é a chance de cura. “Se encontrar algo estranho, procure logo um posto de saúde ou um médico. Cuide-se, ama-se, previna-se”, completa a primeira dama. Juntamente com o calor está sendo entregue um panfleto explicativo de como fazer o autoexame da mama.

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. No município a programação é organizada pelo grupo Mama Viva, Gabinete da Primeira Dama, Liga de Combate ao Câncer e com o apoio da Associação dos Clubes de Mães e demais entidades participantes.

Ao circular pela cidade, a população pode perceber em alguns locais a presença de nove bonequinhas rosas e uma roxa, representando a estatística de que uma em cada 10 mulheres terá câncer de mama.

A tradicional caminhada promovida anualmente pelo Mama Viva acontece no dia 25 de outubro, às 16h, com saída em frente ao Mercado Público.