1 de Outubro de 2013
Prefeitura amanhece rosa
Neste dia 1º de outubro, a Prefeitura de Santa Rosa amanheceu rosa, assim como a Fundação Municipal da Saúde, o Centro de Referência da Mulher, o Módulo da Brigada Militar e outros pontos da cidade. Mas, e por que rosa? Porque hoje inicia o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. No município a programação é organizada pelo Mama Viva, Gabinete da Primeira Dama, Liga de Combate ao Câncer e com o apoio da Associação dos Clubes de Mães e demais entidades participantes.

Ao circular por esses locais, a população poderá perceber a presença de nove bonequinhas rosas e uma roxa, representando a estatística de que uma em cada 10 mulheres terá câncer de mama. Também durante todo o mês de setembro os grupos organizadores se reuniram para produzir um colar que será distribuído para as mulheres durante o mês de outubro.

“Este é um colar diferente, que vai deixar a mulher mais bonita por dentro e por fora e servirá para lembrá-la de fazer o autoexame da mama. Ele foi confeccionado com bolinhas de diferentes tamanhos, em alusão aos carocinhos que podem ser encontrados durante o autoexame”, explica a Primeira Dama Elenir Vicini. Elenir salienta ainda que é importante todas se conscientizarem em fazer o autoexame da mama e também que quanto antes o câncer for descoberto, maior é a chance de cura. “Se encontrar algo estranho, procure logo um posto de saúde ou um médico. Cuide-se, ama-se, previna-se”, finaliza a primeira dama. Juntamente com o calor será entregue um panfleto explicativo de como fazer o autoexame da mama.

Na manhã de hoje o vice-prefeito e presidente da Fundação, Luís Antônio Benvegnú, também aderiu ao Outubro Rosa e amarrou no pulso outro símbolo que está sendo distribuído, uma fitinha representando o mês de conscientização e combate ao câncer de mama.

Durante o mês serão realizadas palestras e atividades. A tradicional caminhada promovida anualmente pelo Mama Viva acontece no dia 25 de outubro.