2 de Setembro de 2013
Prefeitura assina convênio “Dissemina” juntamente com outros 49 municípios

Na última sexta-feira, 30, o secretário de Agropecuária Denir Frosi, o coordenador de Articulação Comunitária Clédio Rigon e o técnico em Agropecuária Aldir Mallman estiveram em Esteio, na Expointer, para a assinatura do convênio Dissemina - Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite. Até o momento o programa atendia 30 municípios, com o ato realizado na Expointer contemplou mais 50 cidades. O convênio é firmado entre as prefeituras desses municípios, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

Coordenado pela Fepagro, o Dissemina é um projeto de parceria com os municípios para o melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, tendo como público-alvo os pequenos pecuaristas e agricultores familiares. O programa fornece às prefeituras um carro adaptado para o transporte de sêmen bovino e treinamento para responsáveis técnicos locais realizarem a inseminação nos animais. Também é garantida a esses municípios a distribuição de doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio a preço subsidiado.

“Este foi o primeiro programa que nos habilitamos no início do mandato do prefeito Vicini e agora está se concretizando. Os equipamentos, assim como o veículo, estão em fase de licitação e devem ser entregues ainda este ano”, salienta Rigon.