Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
22 de Agosto de 2013
SIM fiscaliza os estabelecimentos que produzem derivados de origem animal
O Serviço de Inspeção Municipal – SIM é vinculado à Secretaria de Agropecuária e realiza o trabalho de fiscalização em prol da saúde da comunidade de Santa Rosa.
[Clique na foto para ampliar]
O Serviço de Inspeção Municipal – SIM é vinculado à Secretaria de Agropecuária e realiza o trabalho de fiscalização em prol da saúde da comunidade de Santa Rosa. As principais funções são inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos credenciados que produzem derivados de origem animal como carnes, embutidos, produtos lácteos, mel e ovos. Para isso, possui em seu quadro funcional dois médicos veterinários e dois técnicos em Agropecuária. Atualmente são credenciados no município dois abatedouros, cinco agroindústrias produtoras de embutidos, uma de laticínios e uma granja de ovos.

De acordo com o veterinário Jorge Lukarsewki, nos abatedouros atendidos pelo SIM, durante os meses de junho e julho deste ano, foram abatidos 810 bovinos e 1096 suínos. Estes são destinados ao comércio local de carnes e derivados e refletem a importância do Serviço de Inspeção no dia a dia da população. “O papel do SIM é garantir que somente chegarão ao comércio produtos saudáveis, incapazes de transmitir doenças ou causar intoxicações a quem os consome.”

O veterinário explica ainda que para ter esta garantia, são condenadas e inutilizadas carcaças e partes de animais que não atendam aos requisitos de sanidade. “Desta forma, é frequente a condenação de suínos acometidos por peritonite ou pneumonia. Da mesma maneira, também são condenados bovinos por motivos de gestação avançada, abcesso hepático e tuberculose”, ressalta. Entre junho e julho foram condenados 25 suínos e 7 bovinos, entre os bovinos 4 por tuberculose. “A tuberculose, assim como a cisticercose e a hidatidose são zoonoses, sendo transmitidas dos animais ao homem e vice-versa, podendo levar à morte ou deixar graves sequelas”, completa Lukarsewki.

O SIM alerta à observação de requisitos para a aquisição de carnes e derivados de origem animal. Os produtos inspecionados são identificados através de carimbos e rótulos indicando a origem. Os alimentos sem identificação não tem garantia de sanidade e seu consumo deve ser evitado.
Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 1.874

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias