22 de Agosto de 2013
Taxistas têm até o dia 28 de agosto para operar sem o taxímetro
Desde terça-feira, 20, até hoje, 22, a Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana está promovendo a instalação dos taxímetros nos veículos de transporte de passageiros (táxi). O serviço é feito pelo INMETRO e o proprietário tem o custo de R$450,00 que é o valor do aparelho e uma taxa de R$37,50. Os taxistas que não realizarem a instalação do taxímetro terão até o dia 28 deste mês para operarem sem o aparelho. Após esta data será obrigatório a utilização do mesmo para realizar o serviço de táxi. Para fazer a instalação posteriormente aos dias promovidos pela Secretaria, os proprietários terão que se deslocar até o INMETRO de Santo Ângelo.

O diretor de Trânsito, Darci Petrazzini, salienta que todos os taxistas foram contatados e informados sobre as datas em que a Secretaria estaria mobilizando o pessoal de Santo Ângelo para virem a Santa Rosa fazer a instalação.

A obrigatoriedade do taxímetro vem sendo discutida desde março deste ano, quando o secretário de Habitação e Mobilidade Urbana, Douglas Calixto, iniciou um ciclo de reuniões com os taxistas sobre as adequações necessárias a lei municipal nº 4.545, de sete de julho de 2009, que exige a padronização dos veículos de transporte de passageiros. Conforme a lei, todos os automóveis cadastrados devem ser de quatro portas e de cor prata, além da instalação do aparelho de taxímetro como ferramenta para medir o custo do serviço. “O uso do taxímetro é importante para que a população saiba exatamente qual o valor a ser pago pela distância percorrida”, avalia o secretário.

Petrazzini explica como funcionará o taxímetro e os valores cobrados. “A bandeirada, que é o valor que deverá aparecer no aparelho ao iniciar a corrida, é de R$4,70. Já a bandeira é o valor cobrado por quilometro percorrido, neste caso temos dois valores diferentes. A bandeira 1, no valor de R$2,70, é cobrada quando o serviço prestado é feito de segunda-feira a sábado, das 6h01 às 22h. A bandeira 2, no valor de R$3,50, compreende o horário das 22h01 até as 6h. Em domingos e feriados também é utilizada a bandeira 2.” Em resumo, ao entrar no veículo, o passageiro deve conferir se o aparelho partirá no valor de R$4,70 e se está indicando bandeira 1 ou 2.

Santa Rosa possui 15 pontos de táxis que abrangem 56 veículos.